quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AS COISAS CERTAS PARA DIZER A ALGUÉM COM ARTRITE REUMATOIDE


AS COISAS CERTAS PARA DIZER A ALGUÉM COM ARTRITE REUMATOIDE 
Por Tamara Haag -Novembro 20, 2015
Nós temos tudo estado naquelas situações onde alguém compartilha com a gente que tem câncer, está na necessidade de cirurgia, ou ter outro problema de saúde grave, e ficamos imaginando o que a coisa certa a dizer é. Nesses momentos, eu quero mostrar o meu cuidado e preocupação, sem fazer muito grande ou muito pequeno um negócio fora dele. Para aqueles de nós com artrite reumatóide, também estive do outro lado da conversa. Quando partilhamos que temos uma condição auto-imune crônica, há uma grande variedade de respostas que podem ouvir. Algumas delas estão validando e reconfortante, mas alguns deles podem parecer insensíveis ou condescendente. Sabendo o quão difícil pode ser a de encontrar a coisa certa a dizer para as pessoas em nossa situação, eu pensei que poderia ser útil para listar algumas das declarações mais bem-vindos que eu ouvi.
Eu desejo que você não tem que passar por isso. Esta é uma declaração que funciona em todas as circunstâncias, se ele está vindo de um colega de trabalho que acaba de descobrir que tenho artrite reumatóide ou da minha esposa que está morando comigo e com a minha RA durante anos. É uma declaração de compaixão que valida a dificuldade de conviver com a doença sem o que sugere um sentimento de piedade.
Como posso ajudar? Todo mundo pode usar uma mão amiga, mas para alguém com RA, um pouco de ajuda pode significar a diferença entre a conclusão de uma tarefa a tempo e não conseguir terminar em tudo. Um pouco de ajuda pode também significar uma pessoa com RA se sente bem no dia seguinte, em vez de pagar fisicamente o preço para o excesso de esforço. Eu adoro quando as pessoas dizem: "Como posso ajudar?" Em vez de "Você precisa de alguma ajuda ? "Eu sou uma pessoa independente, e pode ser muito difícil admitir que eu iria beneficiar de algum tipo de assistência. Quando amigos ou parentes estão determinados a ajudar e pedir apenas para direção em onde colocar os seus esforços, diminui consideravelmente a sensação de ser um fardo.
Você quer ter um descanso? ​​Este pode muitas vezes ser emparelhado com "Como posso ajudar?" Quando meu marido ou um parente diz isso para mim, é como música para meus ouvidos. Eu odeio que RA às vezes me impede de fazer todas as coisas que eu quero fazer. Este é especialmente o caso quando os outros têm para pegar minha folga, por isso, há momentos em que eu vou empurrar através da dor e fadiga para tentar realizar uma tarefa, mesmo quando o meu corpo realmente precisa descansar. Há uma enorme diferença entre ter que pedir ao meu marido se ele pode levar mais de fazer o jantar ou ver as crianças para que eu possa descansar, e ouvi-lo fazer isso oferecer-se. Pode ser difícil de admitir para mim mesmo que às vezes eu realmente preciso descansar, e pode ser ainda mais difícil de pedir a outras pessoas para esta oportunidade. Sendo oferecido a chance de descansar é uma das maneiras eu mais me sinto apoiada por meus entes queridos.
Eu sinto muito em ouvir que você não pode fazer isso. Eu teria adorado ver você, mas eu estou feliz que você está cuidando de si mesmo. Por mais que odeio fazer isso, aqueles de nós com RA nos encontramos muitas vezes quebrando planos. A artrite reumatóide é uma doença crônica, mas a sua sintomas pode ser intermitente e são muitas vezes imprevisível. Portanto, quando alguém com RA compra bilhetes para concertos meses de antecedência ou de RSVP do "sim" a um evento, o plano se sente definitivo no momento. No entanto, os sintomas de RA pode atacar inesperadamente, ea dor pode fazer eventos, mesmo o mais ansiosamente esperados impossível. No topo da decepção de não poder participar, quando eu tiver que cancelar planos que eu sinto que estou deixando outras pessoas para baixo. A declaração de um amigo ou parente que reconhece a minha necessidade física para quebrar planos pode ser extremamentereconfortante nestes momentos chatice.
Você é corajoso. Eu nunca teria pensado nisso no meu próprio, mas depois o meu marido incrível disse a mim uma manhã doloroso que ele admirava a minha coragem, eu tenho dado esta declaração um monte de pensamento. Eu vim a considerá-la como uma das coisas mais poderosas que podem ser ditas a alguém com uma condição crônica. Muitas vezes, no meio de uma crise me sinto vulnerável e fraco. Sendo dito que não só é imprecisa de pensar em mim dessa maneira, mas que estou realmente bravo é um poderoso perspectiva de flipper.
Qualquer pessoa com artrite reumatóide iria desejar que ela se pudessem. É natural que se sinta desconfortável em face de testemunhar as dificuldades de outra pessoa, mas o silêncio não diminui o desconforto. Eles dizem que vale por mil palavras de uma imagem, mas quando eu estou tendo um momento difícil, ouvindo um tipo, compassivo declaração é absolutamente impagável.
Foto do perfil da Tamara Haag
 
Tamara Haag é uma assistente social que vive em Athens, Georgia com o marido e dois filhos pequenos. Diagnosticados com RA em 2000 com a idade de 22, Tamara foi equilibrando as demandas da família, do trabalho e da escola com o manejo da doença. Quando ela pode esculpir o tempo, ela gosta de ler, yoga, fotografia amadora e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário